segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Blog

Caros, esses blog foi criado com o único intuito de compartilhar informações sobre melhores praticas para resolver de maneira mais simples e menos invasiva possível o otohematoma canino.

Meu cachorro teve esse problema recentemente nov/2013 e devido ao grau de dificuldade e poucas informações disponíveis sobre os tratamentos utilizando procedimento menos agressivos resolvi escrever este blog voltado para ajudar na resolução compartilhando minha experiencia e descobertas sobre o otohematoma, assim conto com a ajuda de todos os visitantes para que compartilhem suas experiencias e espero que assim possamos criar um grande banco de conhecimento sobre esse problema que acomete nossos queridos orelhudos de pata grande.

O que é o otohematoma?

O otohematoma é um inchaço preenchido com sangue que se forma na orelha do animal por conta da ruptura de vasos, veia, arteria (essas coisas que contem sangue).

O problema geralmente acontece por uma pancada, tapa, prurido, coceira (aqui é legal prestar atenção se o cão apresenta alguma sintoma de otite externa), velhice, etc. Um estudo feito em portugal (o link esta abaixo) identificou que em 45% dos cachorros que apresentam otohematomas também estão presentes a otite externa, ou seja, quase a metade dos casos, então verifique se esse não é o caso do seu cão.

Se o otohematoma for pequeno, não estiver aumentando e não for causado por nehuma outra doença como por exemplo otite, ele pode desaparecer sozinho já que o corpo tende a eliminar normalmente o hematoma em algumas semanas. Igual quando a gente bate uma perna, um braço e fica aquele inchaço que depois muda a coloração para roxo escuro e depois vai desinchando e sumindo, o processo na orelha pode ser bastante parecido isso vai depender da ruptura que ocorreu na orelha.

O problema é que esperar não é uma ideia muito boa, esse diagnostico costuma ser difícil e diversos detalhes tem que ser levado em consideração por exemplo se o inchaço estiver aumentando isso significa que o vaso esta rompido e pode fica realmente grande causando dor e desconforto ao animal. 

Em grande parte dos casos o dono percebe somente quando a orelha esta bem grande, isso também porque o inchaço pode ter ocorrido em poucas horas isso vai depender do vaso que esta rompido. Um outro problema é que quando o inchaço vai aumentando pode romper outros vasos e o problema se agrava.

E agora o que fazer?

Meu cachorro teve esse problema, pesquisei tudo o que podia entrei em contato com outros donos que passaram pela mesma experiencia e conversei bastante com meu veterinário de confiança.

Ao falar com meu veterinário ele me sugeriu a cirurgia porém havia muitos riscos já que meu cachorro é idoso e cardiopata e poderia não resistir a anestesia geral necessária nesta cirurgia.

Então entrei com os medicamentos que ele me receitou,  meticorten 5mg por 7 dias, mas não resolveu pois no 3º dia mesmo dando o meticorten a orelha dele ficou muito inchada dai percebemos que o otohematoma não iria resolver com o medicamento.

Eu realmente estava relutante com relação a cirurgia que a esta altura tudo levava a crer ser o único meio de resolver o problema, não queria fazer a cirurgia, não somente pela anestesia mas também porque é uma cirurgia muito invasiva. (existem diversos procedimentos cirúrgicos mas todos são invasivos necessitando de varios pontos e um pós operatório com cuidados especiais) . Pior a cirurgia não é garantia de que o problema será resolvido, uma parte dos casos cirúrgicos tem recidivas, ou seja, o otohematoma volta a aparecer depois de 2 ou 3 dias.

Estudando todos os procedimentos cirúrgicos e lendo vários artigos vi que a maneira mais segura de resolver o otohematoma e não ter recidivas é fazer a drenagem, manter um dreno para que o otohematoma não volte e em paralelo a isso cuidar para que o vaso rompido seja estancado. 

Para isso conversei com meu vet e fizemos um procedimento relativamente simples não necessitando de anestesia geral. 


Procedimento 1

O Procedimento consiste:
1 - Fazer um furo na orelha com um "cateter gel nro 20" drenando cuidadosamente todo sangue do pavilhão auricular (isso mesmo orelha) .

2 - Após drenado colocamos o cateter gel no furo feito com a agulha do cateter(tem que cortar a ponta do silicone porque é muito grande).

3 - Prendemos o cateter junto a orelha com esparadrapo e cobrimos boa parte da orelha com o esparadrapo.

Pronto! com isso estamos drenando o sangue, mantendo um dreno para que não forme outro otohematoma com o sangramento do vaso e com o esparadrapo estamos comprimindo para que estanque o sangramento do vaso rompido.

Existe também um passo 4 para reforçar a compressão, devido a necessidade inventei o equipamento abaixo: 


Trata-se de um palito de fazer unha onde eu preguei alguns botoes nele, na foto tem 2 palitos cada um com 3 botoe, na ponta eles estão unidos por esparadrapo.

Isso garante uma maior compressão, cuidado deve ter cautela para não ter uma pressão muito grande e machucar o animal.


Bom com o trabalho feito o resultado fica assim:



Repare que na ponta da orelha é possivel ver a saida do cateter, veja a imagem abaixo sem os palitos.

A antibioticoterapia se faz necessária devido ao furo da cartilagem que pode evoluir para um quadro de pericondrite e ao cateter fica exposto mantendo uma porta de entrada para bactérias.

Foram receitadas os medicamentos antibiótico eurofloxacina 5mg/kg p/ dia e o anti-inflamatório banamine 1mg/kg p/ dia ambos durante 5 dias.

É importante verificar a existência de um possível quadro de "otite externa" caso exista os sintomas, orelha fedida, coceira, etc também será necessario tratar esse problema com aurigen ou otomax. (gentamicina se for infecção bacteriana e clotrimazol se for ocasionada por fungos)


Procedimento 2

Pesquisando sobre otohematoma encontrei alguns "post" na net falando sobre uma pomada anti inflamatória chamada DM gel, acabei comprando, porém meu cachorro já estava curado pelo procedimento 1 e acabei não utilizando muito.

Falei com uma pessoa muito legal e simpática que postou em 2009 sua experiencia com o DM Gel, o nome dela é Joyce e como seu telefone estava publicado no post liguei para ela que me disse que ainda recebe bastante ligações pedindo informações sobre o tratamento, ela disse estar tendo bons resultados com o procedimento abaixo:

1 - Limpeza da orelha (eu costumo utilizar o "limp e hidrat" da ouro fino)
2 - Passar gelo durante 5 minutos
3 - Passar uma camada de DM gel o otohematoma massageando.
4 - Meticorten de 12 em 12 horas.(verificar dosagem com seu veterinario)

Isso deve ser feito 3 vezes ao dia. (manha, tarde, noite).

Bom o gelo causará a vasoconstrição do vaso rompido e o DM gel deve fazer um importante papel anti inflamatório e diminuição do otohematoma.


Apendice
Se você quiser se aprofundar no assunto esse link tem uma dissertação de mestrado de uma universidade de portugal, vale a pena o material é bem completo.





Deixe um comentário no site, envie seu problema ou conte-nos sua experiencia com o otohematoma, assim podemos publicar aqui neste blog e ir deixando ele mais completo.

Se preferir meu email é: legnaro@ig.com.br


abraços a todos!